Como otimizar o encaixe de consulta em sua clínica médica

Como otimizar o encaixe de consulta em sua clínica médica

5 formas de otimizar o encaixe de consulta em sua clínica médica

Otimizar o encaixe de consulta em sua clínica médica pode ser mais simples do que você imagina. Entenda!

Quando se tem uma clínica médica, ter as agendas dos médicos totalmente preenchidas pode significar que sua clínica está caminhando muito bem.

Entretanto, isso não significa que todos os pacientes agendados irão aparecer. Afinal, é muito comum que as consultas sejam desmarcadas no último momento.

Nesse cenário, visando que esse horário não seja perdido, é possível encaixar outros pacientes na agenda médica. Infelizmente, essa prática costuma ser bastante demorada, o que acaba sendo bastante frustrante tanto para os médicos que queriam aproveitar esse tempo vago quanto para os pacientes que esperavam por essa oportunidade. 

Portanto, é crucial que você, como proprietário ou gestor de uma clínica médica, saiba como otimizar o encaixe de consulta a fim de obter melhores resultados.

Por isso, preparamos 5 dicas de ouro para que você consiga otimizar o encaixe de consulta em sua clínica médica.

Confira!

Leia também:

1. Estabeleça critérios de prioridade

Alguns pacientes querem ser atendidos mais cedo, mesmo que não sejam emergências ou casos urgentes. Portanto, é crucial que você estabeleça o que irá priorizar em sua agenda. 

Afinal, mesmo que você siga uma lista de espera, os pacientes com condições graves podem ser atendidos com mais urgência, se necessário.

Nessas situações, é fundamental estabelecer critérios na hora de decidir os pacientes que terão prioridade no encaixe e que poderão, portanto, ser atendidos primeiro.

2. Utilize uma lista de espera

O fato de você estabelecer critérios de prioridade de encaixe não exclui a importância da lista de espera. Afinal, ela é fundamental para garantir que nenhum horário vago seja desperdiçado, tendo em vista que os funcionários da recepção terão uma lista com todos os pacientes que estão na espera de uma consulta.

Vale ressaltar que a lista deve conter o nome do paciente, seus contatos e as devidas observações, como horário ideal para o encaixe etc.

3. Tenha uma agenda flexível 

Por mais que contar com a agenda cheia seja uma grande tentação, é importante que você deixe alguns espaços entre as consultas, considerando um período de tolerância para atrasos, por exemplo. Isso é muito importante, porque as pessoas podem atrasar devido a inúmeros imprevistos. 

Além disso, com esse espaço entre as consultas, você conta com uma boa margem para fazer os encaixes em caso de desmarcação de consultas.

4. Aposte no envio de lembretes de consultas para os seus pacientes

Enviar mensagens automáticas com lembretes sobre as consultas marcadas pode reduzir os esquecimentos dos pacientes em relação às consultas e também pode agilizar na hora dos encaixes.

Isso porque esses lembretes podem ser enviados com pedidos de confirmação da consulta. 

Assim, em casos de desmarcação, a recepção poderá realizar os encaixes de forma muito mais rápida e antecipada.

5. Invista no agendamento online

Outro ponto muito importante para otimizar o encaixe de consulta em sua clínica médica é apostar no agendamento online.

Assim, o paciente pode marcar e desmarcar suas consultas de forma muito mais simples e sem precisar falar com atendentes.

Essa prática irá otimizar não só os encaixes, como também os próprios agendamentos tradicionais.

Dica bônus conte com os serviços da JPC Contabilidade!

A nossa dica bônus vai ajudá-lo não só na otimização do encaixe de consulta médica, como também na otimização dos processos operacionais, contábeis, fiscais, pessoais e legais de sua clínica.

Afinal, nós, da JPC, somos uma contabilidade especializada para médicos e vamos prestar o suporte de que você precisa para manter sua clínica organizada, saudável e lucrativa.

Envie uma mensagem para esclarecer suas dúvidas e para saber mais sobre como os nossos serviços podem ajudar você.

CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM A CONTABILIDADE IDEAL PARA A SUA CLÍNICA MÉDICA!

5/5 - (1 vote)
Summary
Como otimizar o encaixe de consulta em sua clínica médica
Article Name
Como otimizar o encaixe de consulta em sua clínica médica
Description
5 formas de otimizar o encaixe de consulta em sua clínica médica. Leia agora mesmo o nosso artigo e confira informações importantes!
Author
Publisher Name
JPC Contabilidade
Publisher Logo

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Saiba como escolher o regime tributário ideal para sua locação…
Cresta Posts Box by CP