Índice
Tudo o que você precisa saber sobre a nota fiscal para arquitetos e engenheiros
Seja engenheiro ou arquiteto, a emissão de notas fiscais é essencial por diversos motivos. Confira abaixo tudo o que você precisa saber!
A nota fiscal é um documento fiscal obrigatório que deve ser emitido na prestação de serviços de arquitetura e engenharia.
Para esses profissionais, a emissão de nota fiscal é uma prática comum e essencial para a regularidade de suas atividades.
No entanto, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre como emitir a nota fiscal corretamente e quais são as informações necessárias.
Neste artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre nota fiscal para arquitetos e engenheiros.
Se você é um profissional dessas áreas e quer estar em dia com as suas obrigações fiscais, este guia completo de informações é para você. Confira agora!
Sugerimos que você confira também:
A importância da emissão de nota fiscal
A lei considera a não emissão de notas fiscais, tanto na venda de bens quanto na prestação de serviços, como uma violação criminal do sistema tributário.
Nesse caso, o responsável pode enfrentar multas, além de correr o risco de ser preso.
O objetivo da emissão desse documento fiscal é garantir o pagamento dos impostos adequados para cada transação.
Além disso, a nota fiscal comprova a legitimidade da transação, fator esse que é de extrema importância para a reputação da empresa e do profissional.
Ademais, muitas empresas e até mesmo pessoas físicas não fazem acordos comerciais sem a emissão de nota fiscal, portanto, a falta desse documento poderá fazer com que você perca oportunidades de negócios.
Como emitir notas fiscais na arquitetura e engenharia?
A emissão de notas fiscais, apesar de ser complexa, não é impossível. No entanto, é imperativo que ela seja feita com cautela, pois não deve ter nenhuma imprecisão.
Veja abaixo os passos necessários para emitir a nota fiscal corretamente.
1- Solicite seu certificado digital
O certificado digital é um registro semelhante a uma assinatura eletrônica, ele é necessário para a realização de transações online, pois garante a segurança jurídica no ambiente virtual.
Veja no link abaixo como conseguir o seu:
2- Faça o cadastro nos órgãos responsáveis
Para conseguir emitir a nota fiscal, é necessário obter a autorização do governo. Por isso, o passo seguinte é obter a certificação na Secretaria Municipal ou Estadual da Fazenda (Sefaz) ou de Finanças.
É fundamental lembrar que cada estado tem seus próprios pré-requisitos e sistemas específicos, saber disso é essencial para emitir as solicitações com precisão conforme as exigências específicas da sua cidade ou estado.
Para a NF-e ou NFC-e, o credenciamento é feito no Sefaz do estado em que a empresa está sediada. Já para a emissão da NFS-e, a inscrição é finalizada na Secretaria Municipal de Finanças ou da Fazenda.
3- Escolha o software emissor
Para emitir, de fato, as notas fiscais, há duas possibilidades de software:
Emissor gratuito:
disponibilizado pelo governo local da cidade em que a empresa está sediada; ou
Sistema pago:
é fornecido por uma empresa particular e geralmente oferece diversos serviços extras, além da emissão de notas fiscais.
Tenha tranquilidade e eficiência na sua rotina fiscal com o apoio da JPC Contabilidade!
A JPC Contabilidade é uma empresa especializada em contabilidade para arquitetos e engenheiros.
Com o nosso apoio, você terá tranquilidade e eficiência na sua rotina fiscal, o que lhe renderá mais tempo livre para se dedicar ao que realmente importa: seu negócio.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços e como podemos te ajudar a emitir e gerenciar seus documentos fiscais!
Clique aqui para ter o nosso auxílio na emissão e gestão de documentos fiscais