Índice
Aprenda a fazer um orçamento de obras lucrativo com essas dicas simples
Saiba, em nosso artigo, como fazer um orçamento de obras efetivo e entenda como isso pode melhorar sua gestão.
Apesar de toda experiência e conhecimento técnico, engenheiros e arquitetos precisam saber como fazer um orçamento de obras.
Dessa forma, a obra corre riscos menores de sair do controle financeiro.
O orçamento de uma obra é um importante documento criado para que os gestores consigam visualizar todas as despesas e, assim, o investimento necessário para executar determinado projeto.
Portanto, todas as despesas e custos devem ser contabilizados, da concepção até a entrega final da obra.
A fim de ajudar nesta tarefa, traremos dicas simples, mas que vão ajudar a entender como fazer um orçamento de obras.
Leia alguns artigos que podem ajudar na gestão da sua construtora:
- Descubra como diminuir a carga tributária da sua construtora;
- A gestão de obras é essencial para uma gestão eficiente.
Dicas de sucesso de como fazer um orçamento de obras
Faça um projeto
O projeto, com os desenhos detalhados, pode entregar informações importantes a respeito do cálculo das despesas e custos da execução da obra.
Além disso, deve ser criado um memorial com a descrição de todos os materiais a serem aplicados.
Detalhe o projeto de forma eficiente e entenda como fazer um orçamento de obras.
Calcule todos os custos
Após analisar a área da obra, o profissional deve compreender tudo o que será necessário realizar.
As imprecisões na área são responsáveis por grandes diferenças no orçamento do projeto e os gastos reais.
Nessa etapa, é comum esquecer de muitos elementos. Por isso, esteja bem atento!
Elementos que fazem parte dos custos:
- Quantidade de estruturas;
- Revestimentos;
- Materiais de composição;
- Metais;
- Demais instalações.
Além de outros custos que atingem indiretamente a obra, como:
- Água, energia, telefone e transporte;
- Mão de obra terceirizada;
- Equipamentos;
- Seguros;
- Entre outros.
Taxas e impostos
Entre os custos de uma obra, devem estar as eventuais taxas e impostos cobrados pelo governo.
São taxas de licenciamento, permissões, emissão de guias e as demais existentes.
Muitas pessoas esquecem de contabilizar esses pagamentos e depois não entendem o porquê de gastarem mais que a previsão.
Inclua o lucro
Entenda que preço é diferente de custo. A diferença entre eles é justamente o lucro.
Afinal, um projeto é algo complexo, que não será feito sem que haja um benefício em troca. No caso, o lucro.
Portanto, ele deve estar na planilha orçamentária.
Como criar uma planilha orçamentária?
Ao entender como fazer um orçamento de obras, o profissional entende a planilha orçamentária.
Ela deve conter, de forma discriminada, todos os materiais, gastos com mão de obra e as demais despesas e custos.
Essas despesas devem estar descritas em categorias e subcategorias. Separe em infraestrutura, vedação, cobertura, instalação hidráulica, instalação elétrica, revestimentos e outras categorias.
E os valores devem ser informados de forma unitária e no somatório. Detalhe de forma que seja fácil para outra pessoa identificar os gastos.
Conte com quem pode te ajudar na gestão do seu negócio, conte com a JPC Contabilidade!
A ajuda de um escritório de contabilidade pode ser essencial para entender como fazer um orçamento de obras.
Esses profissionais oferecem o suporte para um orçamento completo e eficiente.
Na JPC Contabilidade, o cliente conta com serviços na área contábil, financeira e fiscal para que sua empresa seja gerenciada de forma efetiva.
Entre em contato com os nossos especialistas e saiba a melhor maneira de ajudarmos o seu negócio a crescer.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!