Índice
Caí na malha fina? E agora? Descubra agora o que fazer!
Cai na malha fina é uma situação indesejável para qualquer um, essa situação pode ocasionar diversos impedimentos e multas. Caiu malha fina? Se sim, neste post vamos mostrar o que fazer em caso de cair na malha fiscal. Descubra agora!
O contribuinte brasiekiro precisa cumprir com todas as obrigações fiscais exigidas pelo fisco, uma delas é a declaração do Imposto de Renda, a casos em que a Receita Federal identifica alguma irregularidade com o documento, o que acaba ocasionando a temida malha fina.
A declaração pode ficar retida por conta de algumas irregularidades ou inconsistências com as informações ou por erros. É necessário encontrar e corrigir o erro para não sofrer com a incidência de multas e de impedimentos no documento.
Se você caiu na malha fiscal significa que a sua declaração foi retida pela Receita, então você deve se concentrar em solucionar esse problema para evitar prejuízos.
Pensando nisso, preparamos esse artigo para te auxiliar quanto ao que fazer em casos de cair na malha fina. Continue a leitura e entenda.
Amplie seus conhecimentos, leia também…
- A distribuição de lucros é um método eficiente para remuneração de sócios e investidores.
- O que é e como preparar um Disaster Recovery Plan para a sua empresa.
- Entenda um pouco mais sobre os direitos trabalhistas no recesso de fim de ano
O que significa cair na malha fina?
Cair na malha fina, como já mencionado, significa que a declaração do Imposto de Renda está retida pela Receita Federal.
A Receita retém o documento quantas há algum erros na declaração, sejam eles, valores incorretos, omissões, informações cadastrais erradas e até mesmo por suspeitas de fraude. Outra coisa que pode ocorrer é a retenção da declaração por falta de documentação para atestar os dados fornecidos.
Quais as consequências de cair na malha fina?
Se você caiu na malha fiscal deve resolver a situação o quanto antes, isso porque tem algumas consequências para quem está nessa situação. Algumas consequências são, muitas, restrições, entre outros problemas.
Caso não seja resolvida a situação e você continuará na malha fina, algumas das consequência são:
- Cobrança elevada de multas;
- Ficar impedido de assumir cargos públicos;
- Não poder tirar e atualizar passaporte;
- Não poder fazer financiamento, empréstimo e abrir conta em banco;
- Ser denunciado por crimes ligados à sonegação.
Como sair da malha fina?
Para sair da malha fina é necessário preencher um documento, a declaração de retificação do Imposto de Renda. Em alguns casos, é necessário fornecer ao fisco os documentos que comprovem a conformidade da declaração.
Esse processo pode ser feito através do portal utilizado para o envio da própria declaração de IR.
Quem tem declaraçaõ retida precisa pagar multas?
Em casos de dívidas de impostos, mesmo após a retificação da declaração o contribuinte precisará pagar a quantia relativa a multa para a receita. Essa multa é de 0,33 % por dia de ataraso referente a entrega da declaração retificada e sendo limitada a 20% do valor relativo ao imposto devido.
Além disso, vale ressaltar que ainda existe a soma de juros de mora, de acordo com a variação da taxa Selic. Portanto, se sua declaração está redita, faça o mais breve possível a retificação e evite esses probleas.
Para cuidar das obrigações fiscais, ter o apoio de uma contabilidade é fundamental, além disso, o apoio de um profissional contador é de extrema importância para fazer os processos relacionados a malha fina e ter sucesso na resolução desse problema.
JPC Contabilidade
Com o nosso apoio, será possível realizar a legalização da sua situação quanto ao fisco, te livrando da malha fina e evitando que demais problemas fiscais venham a ocorrer.
Contacte-nos agora e tenha o apoio necessário para sair da malha fiscal!
CLIQUE AQUI E TENHA O APOIO DE UM PROFISSIONAL PARA SAIR DA MALHA FINA!