Descubra o regime tributário ideal para a sua locação de mão de obra

Descubra o regime tributário ideal para a sua locação de mão de obra

Saiba como escolher o regime tributário ideal para sua locação de mão de obra

Após a leitura deste artigo, ficará mais fácil escolher o regime tributário de sua locação de mão de obra

Você deseja encontrar o regime tributário mais vantajoso para a sua locação de mão de obra? Então está no lugar certo!

No artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esses regimes para fazer a escolha certa e segura.

Confira!

Quais são os regimes tributários para a sua locação de mão de obra?

Dentre os principais regimes tributários existentes no Brasil, podemos destacar o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real.

Entretanto, quando nos referimos à atividade de locação de mão de obra, precisamos dar uma atenção especial ao Simples Nacional.

Isso porque, conforme o Inciso XII do Artigo 17 da Lei Complementar 123/06 que Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte:

Art. 17.  Não poderão recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional a microempresa ou empresa de pequeno porte:

XII que realize cessão ou locação de mão-de-obra.

Desse modo, regra geral, empresas de locação de mão de obra não podem se enquadrar no Simples Nacional.

Todavia, conforme o parágrafo 1º desse mesmo artigo e o parágrafo 5º C, Inciso VI do Artigo 18 desta mesma lei complementar, atividades de vigilância patrimonial, limpeza e conservação — que também são consideradas como prestação de serviços contínuos de cessão ou locação de mão de obra ficam de fora dessa proibição:

 5º-C  Sem prejuízo do disposto no § 1º do art. 17 desta Lei Complementar, as atividades de prestação de serviços seguintes serão tributadas na forma do Anexo IV desta Lei Complementar, hipótese em que não estará incluída no Simples Nacional a contribuição prevista no inciso VI do caput do art. 13 desta Lei Complementar, devendo ela ser recolhida segundo a legislação prevista para os demais contribuintes ou responsáveis:

VI serviço de vigilância, limpeza ou conservação.

Com esse ponto esclarecido, podemos entender como funcionam os regimes Lucro Presumido e Lucro Real, bem como suas vantagens.

Lucro Presumido para locação de mão de obra

Para esse regime tributário, o governo estabelece um percentual de lucro presumido que varia de 1,6% a 32% conforme a atividade exercida pela empresa. Desse modo, aplica-se o percentual devido para encontrar a base de cálculo que será utilizada para a apuração do IRPJ e da CSLL.

O Lucro Presumido não apresenta muitos impedimentos para enquadramento. Desse modo, caso sua empresa tenha um faturamento anual de até R$ 78 milhões, poderá optar por esse regime. 

Vale ressaltar que a maior vantagem do Lucro Presumido é a possibilidade de pagar um valor menor em relação aos tributos quando sua margem de lucro for maior que a margem presumida.

Lucro Real para locação de mão de obra

O Lucro Real, por sua vez, utiliza o lucro efetivo para o cálculo do IRPJ e da CSLL. Vale ressaltar que esse regime tributário será obrigatório para a sua empresa caso ela fature mais de R$ 78 milhões por ano. 

Trata-se de um regime com muitas vantagens, como os incentivos fiscais, o crédito de PIS e COFINS e a possibilidade de compensar prejuízos fiscais de períodos anteriores. 

Conte com a JPC Contabilidade para escolher o regime tributário ideal para a sua locação de mão de obra!

Como foi possível observar, são muitos os detalhes que precisam ser considerados ao escolher o regime tributário correto para a sua locação de mão de obra.

Desse modo, a fim de que você faça a escolha certa e segura, é fundamental contar com o suporte de especialistas contábeis para que seja elaborado um planejamento tributário efetivo em busca do melhor regime tributário para a sua empresa em relação à economia tributária e aos benefícios fiscais.

Sendo assim, não hesite em contar com a JPC!

Afinal, com a nossa expertise em assessoria fiscal, somos a contabilidade ideal para ajudar você.

Aguardamos o seu contato!

E se você gostou do tema de hoje, não pode deixar de conferir os materiais abaixo:

CLIQUE AQUI PARA ESCOLHER O REGIME TRIBUTÁRIO MAIS VANTAJOSO PARA A SUA EMPRESA!

5/5 - (1 vote)
Summary
Descubra o regime tributário ideal para a sua locação de mão de obra
Article Name
Descubra o regime tributário ideal para a sua locação de mão de obra
Description
Saiba como escolher o regime tributário ideal para sua locação de mão de obra. Leia o artigo e confira mais informações!
Author
Publisher Name
JPC Contabilidade
Publisher Logo

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Como funciona uma Sociedade Unipessoal de Advocacia e quais suas…
Cresta Posts Box by CP